Setor da construção projeta crescimento maior que o esperado em 2024, diz Cbic

No ano passado, setor apresentou queda 0,5%
Cbic revisou para cima sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção em 2024.
Setor da construção projeta crescimento maior que o esperado em 2024, diz Cbic

Matéria publicada originalmente por CNN Brasil – O setor da construção civil está projetando um crescimento maior do que o inicialmente previsto para este ano, após uma queda de 0,5% no ano passado, conforme anunciou nesta segunda-feira (29) a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

A entidade revisou para cima sua estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em 2024, passando de uma expansão de 1,3% para um avanço de 2,3%.

A Cbic atribuiu esse ajuste otimista a diversos fatores, incluindo o contínuo aumento das contratações, a perspectiva favorável das empresas para compras e lançamentos, além da projeção positiva para o crescimento da economia brasileira no ano, juntamente com os efeitos das adaptações previstas para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Entretanto, a entidade ressaltou a preocupação com a redução dos recursos da caderneta de poupança desde 2020, o que tem resultado em um menor volume disponível para o financiamento imobiliário.

Outra preocupação é o aumento do financiamento de imóveis usados, via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em detrimento dos imóveis novos, o que “pode desacelerar a produção e impactar a geração de novos postos de trabalho”, alertou a Cbic.

De acordo com a entidade, o financiamento de imóveis usados com uso de recursos do FGTS cresceu mais do que o de imóveis novos na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo período do ano passado.

A Cbic também destacou o aumento dos custos da construção, desde materiais até mão de obra, que permanecem em níveis elevados, mas ressaltou que os empresários do setor estão com expectativas positivas para o nível de atividade da construção.

“Isso gera uma expectativa positiva também para a compra de insumos e matérias-primas”, afirmou a entidade em comunicado.

O total de profissionais registrados na construção aumentou 6,71% em fevereiro deste ano em relação a fevereiro de 2023.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.