4T23: O que esperar dos balanços de MRVE3, CYRE3, JHSF3, CURY3 e outras construtoras?

Construtoras de média/alta renda devem apresentar um forte crescimento da receita, refletindo os resultados "surpreendentes" das vendas líquidas
Construtoras de média/alta renda devem apresentar um forte crescimento da receita, refletindo os resultados "surpreendentes" das vendas líquidas.
4T23: O que esperar dos balanços de MRVE3, CYRE3, JHSF3, CURY3 e outras construtoras?

Matéria publicada originalmente por Flávya Pereira, MoneyTimes – A temporada de divulgação dos resultados financeiros das empresas do setor da construção civil está próxima. No dia 29, a MRV&Co (MRVE3) abrirá os trabalhos, apresentando os dados do quarto trimestre e o consolidado de 2023. Os demais resultados estão programados para a segunda semana de março.

As prévias operacionais divulgadas no mês passado forneceram indícios sobre o desempenho das últimas três meses das construtoras e incorporadoras listadas na B3.

Com 2023 marcado pelo retorno do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), pelas mudanças promovidas no programa habitacional e pelo início da redução da taxa básica de juros (Selic), espera-se que os resultados das construtoras sejam positivos nesse período.

Destaque para a baixa renda

Segundo a XP, Cury (CURY3) e Plano&Plano (PLPL3) serão os destaques do quarto trimestre, com a expectativa de apresentarem fortes níveis de margem bruta, potencialmente resultando em um crescimento robusto do lucro líquido.

Além delas, os analistas do Santander, Fanny Oreng, Antonio Castrucci e Matheus Meloni, preveem que a Direcional (DIRR3) terá um desempenho destacado no trimestre.

Enquanto isso, a Tenda (TEND3) e a MRV devem gradualmente melhorar a margem bruta ajustada. Por outro lado, a equipe do Santander prevê que ambas as construtoras reportem prejuízo, com a Tenda continuando com seu nono trimestre consecutivo de resultados negativos.

Perspectivas para construtoras de média/alta renda

Os especialistas Altero e Argenton, da XP, avaliam que as construtoras e incorporadoras de média/alta renda devem apresentar um forte crescimento da receita, refletindo os resultados “surpreendentes” das vendas líquidas.

Segundo o Safra, esse melhor desempenho nas vendas, combinado com o aumento das margens dos lançamentos recentes, impulsionará o retorno sobre o patrimônio (ROE) e a expansão dos resultados da maioria das empresas. Os analistas acreditam que os números desse segmento devem surpreender.

A equipe da XP destaca Cyrela (CYRE3), Moura Dubeux (MDNE3) e Lavvi (LAVV3) como líderes no segmento de média/alta renda no trimestre, mantendo a margem bruta em níveis consistentes. Prevê-se que essas empresas registrem um robusto lucro líquido, com Moura Dubeux se destacando. Além disso, os analistas imobiliários da XP afirmam que estão monitorando

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.