Túnel Santos-Guarujá: tem previsão de inauguração para 2028

Túnel Santos-Guarujá contará com três faixas de rodagem em cada sentido, ciclovia, passagem urbana e espaço reservado para VLT
Túnel Santos-Guarujá contará com três faixas de rodagem em cada sentido, ciclovia, passagem urbana e espaço reservado para VLT.
Túnel Santos-Guarujá: tem previsão de inauguração para 2028

Matéria publicada originalmente por Gonçalo Junior, O Estado de S. Paulo – Após quase um século de discussões e planos abandonados, o tão aguardado Túnel Santos-Guarujá está finalmente prestes a se tornar realidade. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinarão nesta sexta-feira, 2, em Santos, o termo de cooperação técnica para a execução das obras.

O objetivo primordial deste empreendimento é otimizar o fluxo de pedestres, cargas e automóveis entre as duas cidades litorâneas, beneficiando não apenas Santos e Guarujá, mas também outros municípios da Baixada Santista. Com a expectativa de impactar a vida de aproximadamente dois milhões de pessoas, o túnel promete ser uma solução eficaz para um antigo problema de mobilidade.

Como vai funcionar a nova ligação

Com uma extensão total de 860 metros, dos quais 761 serão imersos sob o canal do Porto de Santos, a travessia entre os bairros Macuco, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá, será realizada em menos de dois minutos, segundo informações da Autoridade Portuária de Santos. Isso representa uma significativa redução no tempo de deslocamento, que atualmente demanda cerca de uma hora percorrendo os 43 quilômetros de estrada entre as duas cidades.

Além disso, o Túnel Santos-Guarujá contará com três faixas de rodagem em cada sentido, ciclovia, passagem urbana e espaço reservado para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), previsto para uma fase posterior. Com um investimento total estimado em R$ 5,96 bilhões, dos quais R$ 2,7 bilhões serão provenientes dos governos estadual e federal, e o restante proveniente de uma parceria público-privada (PPP), a inauguração está programada para o ano de 2028.

A cobrança de pedágio será aplicada, com tarifas que se situarão entre os valores praticados atualmente na rodovia Domenico Rangoni e na travessia de balsa, sendo que ciclistas e pedestres estarão isentos dessa taxa.

Apesar dos desafios enfrentados ao longo dos anos e das tentativas anteriores de implementar alternativas de ligação entre as duas cidades, o Túnel Santos-Guarujá surge como uma promessa de progresso e desenvolvimento para a região, oferecendo uma solução duradoura para as demandas de mobilidade urbana.

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