Privatizações em infraestrutura buscam investimentos de R$ 173 bi. Veja quais as obras

Rodovias, portos, saneamento e linhas de transmissão de energia são os destaques das concessões previstas para este ano
O cenário das privatizações em infraestrutura para 2024 no Brasil traz uma agenda robusta, prometendo atrair investimentos expressivos da ordem de R$ 173 bi para os próximos anos.
Privatizações em infraestrutura buscam investimentos de R$ 173 bi. Veja quais as obras

Matéria publicada originalmente por Vinicius Neder em O Globo – O cenário das privatizações em infraestrutura para 2024 no Brasil traz uma agenda robusta, prometendo atrair investimentos expressivos da ordem de R$ 173 bilhões para os próximos anos. Com planos para leiloar pelo menos 56 concessões e parcerias público-privadas (PPPs) federais e estaduais, especialistas e executivos observam uma atmosfera menos incerta em comparação ao ano anterior.

Dentre os projetos em destaque, serviços de água e esgoto, predominantemente estaduais, trechos rodoviários, arrendamentos portuários e linhas de transmissão de eletricidade figuram nas licitações programadas para este ano. O GLOBO compilou o total de projetos a partir de informações do BNDES, que trabalha na modelagem de 138 concessões e PPPs, com um potencial de mobilizar R$ 268 bilhões em obras, juntamente com dados dos ministérios dos Transportes, de Portos e Aeroportos e de Minas e Energia.

Saneamento, setor elétrico e portos

A “fábrica de projetos” do BNDES prevê a escolha de operadores para administrar o saneamento em diversas cidades, destacando-se Sergipe, Rondônia e Porto Alegre, com investimentos calculados em bilhões. Além disso, a possibilidade de realizar o leilão para operar água e esgoto em 185 cidades de Pernambuco pode acrescentar mais R$ 16,5 bilhões em obras, um valor que não foi contabilizado na compilação.

No tocante ao saneamento, mudanças no marco legal do setor, realizadas em 2022, introduziram ajustes para incentivar a participação privada, resultando em críticas e apreensões sobre o possível atraso nos investimentos. Contudo, especialistas, como Marilene Ramos, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do grupo Águas do Brasil, enxergam um desfecho mais positivo do que inicialmente indicado.

No setor elétrico, as linhas de transmissão assumem novamente posição de destaque, com previsão de contratação de R$ 24,7 bilhões em duas licitações este ano, segundo o Programa de Expansão da Transmissão (PET) do Ministério de Minas e Energia. As rodovias também estão no foco, com o Ministério dos Transportes anunciando leilões de 13 trechos, incluindo a BR-040, que liga o Rio a Brasília, projetando contratar R$ 122 bilhões em investimentos.

Apesar das expectativas otimistas, persistem dúvidas sobre o apetite dos operadores e investidores, especialmente após o cancelamento de uma licitação no ano anterior. No entanto, o Ministério de Portos e Aeroportos, mesmo redirecionando o foco da privatização da operação, mantém a intenção de conceder áreas dos portos a operadores privados. Com a demanda impulsionada pelas exportações de matérias-primas, estão previstos leilões de 15 arrendamentos em terminais portuários, com investimentos estimados em R$ 8 bilhões para o ano vigente.

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