Redação Casa e Jardim – A Austrália deverá abrigar o edifício de madeira mais alto do mundo, de 183 metros de altura, depois que as autoridades locais autorizaram a construção do empreendimento da Grange Development.
Com projeto do escritório Fraser and Partners, o arranha-céu na cidade de Perth terá 50 andares e 42% da torre será construída de madeira, com colunas e núcleo de concreto armado para suportar a estrutura.
Apelidado de Edifício C6, o empreendimento terá mais que o dobro da altura do atual detentor do recorde, a torre Ascent em Milwaukee, em Wisconsin (EUA), de 86 m. A estrutura proposta também será mais alta do que a futura sede da Atlassian, em Sydney, que também será de madeira e terá 180 m, com previsão de conclusão em 2025.

O projeto do C6 é totalmente voltado à sustentabilidade, com vigas, painéis de piso, marcenaria e forros de madeira. Ele usará cerca de 45% menos concreto do que um edifício tradicional de escala semelhante, reduzindo as emissões iniciais de carbono do edifício.
“O edifício dispõe de uma rede incorporada, alimentando o edifício com energia 100% renovável, enquanto a estratégia de estacionamento proporcionará partilha de bicicletas e uma frota compartilhada de 80 veículos elétricos da Tesla, em vez de incluir extensas vagas para carros”, descrevem os arquitetos.

O edifício abrigará 237 apartamentos e contará com um grande pátio público de 2.000 m² aberto à população local. O empreendimento terá, ainda, um centro de experiência educacional, um parque infantil, um espaço público de artes, um restaurante e hortas comunitárias.
Os moradores terão acesso a espaços verdes, com 3.500 m² dedicados a árvores frutíferas e plantas nativas, promovendo o sentimento de comunidade e de consciência ambiental.
