Construção deve ter alta significativa na demanda por mão de obra a partir do 2º semestre

Com uma agenda de investimentos robusta para os próximos anos, especialmente nos setores de habitação e infraestrutura, as empresas do setor estão se preparando para um cenário de maior demanda por mão de obra na construção
Com uma agenda de investimentos robusta para os próximos anos, especialmente nos setores de habitação e infraestrutura, as empresas do setor estão se preparando para um cenário de maior demanda por mão de obra na construção.
Construção deve ter alta significativa na demanda por mão de obra a partir do 2º semestre

Matéria publicada originalmente por Reuters – O setor de construção no Brasil está prestes a testemunhar um aumento significativo na demanda por trabalhadores a partir do segundo semestre deste ano, impulsionado por novos projetos planejados pelo governo para 2024, afirmou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Renato Correia.

“A dificuldade de contratação de mão de obra já vem sendo vivenciada há algum tempo, e o aumento dos recursos, tanto na infraestrutura quanto na habitação, nos traz preocupações em relação à escassez de trabalhadores”, disse Correia em entrevista à Reuters.

Com uma agenda de investimentos robusta para os próximos anos, especialmente nos setores de habitação e infraestrutura, as construtoras estão se preparando para um cenário de maior demanda por trabalhadores, capacitando funcionários, antecipando contratações, focando na industrialização e incentivando o ingresso de mulheres no setor.

De acordo com dados do Caged, o setor da construção encerrou novembro com 2,66 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Correia estima que esse número possa chegar a 3 milhões entre o final deste ano e o início de 2025.

Para essa estimativa, o presidente da Cbic considerou o aumento de 30% nos recursos do FGTS, uma reserva de R$ 13,7 bilhões para o programa habitacional Minha Casa Minha Vida e os investimentos em infraestrutura do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Conselho Curador do FGTS aprovou um orçamento de R$ 117,65 bilhões para políticas públicas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana em 2024, mantendo esse orçamento para os anos seguintes.

A estratégia do setor agora é buscar maior mecanização, inserção de novos funcionários no mercado, incluindo mulheres, e transformar trabalhos pesados em atividades mais leves através da industrialização.

Destaque para São Paulo:

No Estado de São Paulo, especialmente na capital e região metropolitana, os desafios são maiores em comparação com outras regiões onde não foram identificados sinais de escassez de profissionais.

Para Yorki Estefan, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, a preocupação é real e considera que o atual volume de mão de obra é insuficiente para atender à demanda futura.

Ambos observaram sinais de oferta mais restrita no setor desde o ano passado e têm antecipado contratações para lidar com um eventual aperto no mercado.

A construtora Patriani, atuante no Estado de São Paulo, tem se preparado para a dinâmica do mercado de trabalho na região, inclusive considerando a inserção de mulheres nos canteiros de obras.

Já a Plano & Plano tem buscado fidelizar fornecedores e planejar antecipadamente os lançamentos para garantir uma resposta rápida às demandas do mercado.

Tanto a Patriani quanto a Plano & Plano estão atentas às mudanças no segmento econômico, seguindo as novas regras para destravar o MCMV, o que promete movimentar o mercado em 2024.

Conheça o seu parceiro estratégico de RH na construção

Em atividade desde de 2019, o LigaJobs é uma das unidades de negócios da Construliga e, como uma consultoria especializada em construção civil, é o parceiro estratégico de RH para a empresas desse setor, unindo conhecimentos técnicos da área de Recursos Humanos e o entendimento da cadeia da construção civil.

Assessora pequenas, médias e grandes empresas para fazerem a gestão de pessoas e de recursos humanos de forma otimizada focando em retenção de talentos.

Fale com o LigaJobs e conte com a nossa expertise

Consulte nosso site ou entre em contato com o LigaJobs clicando aqui.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.