Obra do Rodoanel Norte será retomada após 6 anos; Estado quer aditivo para ligação com aeroporto
Matéria publicada originalmente por José Maria Tomazela, O Estado de S. Paulo – As obras do Rodoanel Norte, paralisadas por quase seis anos, serão reiniciadas nesta quinta-feira, 25, em Arujá, na região metropolitana de São Paulo. A Via Appia, uma nova concessionária, assumirá a construção do trecho de 44 quilômetros para completar o anel viário em torno da capital, cujo primeiro segmento (Oeste) foi aberto ao tráfego em dezembro de 2001. Com projetos de engenharia complexos, incluindo a construção de 12 km de túneis, estima-se que o último trecho do Rodoanel seja entregue até setembro de 2026.
A conexão do Rodoanel Norte com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, uma demanda muito solicitada pelos usuários, não está contemplada no contrato com a Via Appia. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) menciona que será realizada por meio de um Termo Aditivo Modificativo entre o governo e a concessionária.
Essa obra, que prevê uma ligação exclusiva de 3,6 quilômetros entre o Rodoanel e a região aeroportuária, é vista como a principal solução para melhorar o acesso ao maior aeroporto do país.
Atualmente, o principal acesso rodoviário ao aeroporto é a Rodovia Hélio Smidt (SP-109), conectada às rodovias Dutra e Ayrton Senna, que recebem o tráfego da Marginal Tietê, uma das vias mais congestionadas da capital, especialmente nos horários de pico.
Com a conclusão do Rodoanel, os usuários das regiões sul e oeste da capital, todas as cidades do oeste da região metropolitana de São Paulo, bem como aqueles que vêm do interior e do litoral, poderão acessar o aeroporto pelo Rodoanel Norte, evitando a passagem pela marginal.
A assinatura deste aditivo ainda não tem data definida, nem está estabelecido o valor do investimento, de acordo com o CEO da Via Appia, Brendon Azevedo Ramos.
Durante o leilão para a concessão do Rodoanel Norte em março de 2023, a Via Appia FIP Infraestrutura arrematou o lote e será responsável pela conclusão da obra. Durante os 31 anos de concessão, o grupo realizará os investimentos e operará o sistema rodoviário, incluindo a cobrança de pedágio.
O investimento da concessionária será de R$ 2,55 bilhões, conforme a Artesp, e será acrescido de cerca de R$ 1 bilhão do poder público.
O trecho terá pedágios sem cabines, no sistema free-flow (fluxo livre). A tarifa está fixada em R$ 0,15 por km rodado, totalizando R$ 6,60 para quem percorrer toda a extensão do trecho norte.
A conclusão do Rodoanel Norte deverá aliviar o tráfego da Marginal Tietê, retirando cerca de 18 mil caminhões por dia da malha urbana de São Paulo. Além disso, facilitará o acesso ao Porto de Santos para caminhões de carga, que atualmente utilizam os trechos oeste e sul. A previsão é de um tráfego de 65 mil veículos por dia quando o trecho estiver concluído.
As obras seguirão um fluxo linear a partir da Dutra até a Bandeirantes, com atenção especial para dois pontos críticos, como explicou o CEO da Via Appia. Um deles é uma rocha de grande porte no meio do percurso, que exigirá soluções específicas de construção. O outro são dois viadutos na região de Perus, na capital, que também necessitarão de intervenções especiais.
O cronograma estabelece a liberação do trecho entre a Fernão Dias e a Dutra para setembro de 2025, com a última fase da obra sendo a ligação com o trecho leste, na Rodovia dos Bandeirantes.