Governo anunciará medidas para destravar setor imobiliário na semana que vem, diz Haddad

Haddad afirma que a ideia é de que bancos possam vender os contratos de financiamento imobiliário que estão em sua carteira
Haddad afirma que a ideia é de que bancos possam vender os contratos de financiamento imobiliário que estão em sua carteira.
Governo anunciará medidas para destravar setor imobiliário na semana que vem, diz Haddad

Matéria publicada originalmente por Juliana Américo, Money Times – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o governo está preparando uma série de iniciativas para desbloquear o mercado imobiliário, com previsão de anúncio já no início de abril.

“Haverá medidas na próxima semana para dinamizar o mercado imobiliário. Estamos criando um mercado secundário de títulos imobiliários robusto para impulsionar o crédito imobiliário no Brasil, permitindo sua multiplicação em várias vezes”, declarou em entrevista à Rádio Itatiaia.

Inicialmente, a proposta é que os bancos possam transferir os contratos de financiamento imobiliário em suas carteiras para outras instituições, liberando espaço para conceder novos financiamentos.

O ministro enfatizou que essa medida impulsionará o setor da construção civil no país, acrescentando que a equipe econômica já está em contato com líderes do setor imobiliário para elaborar as medidas necessárias. “É uma questão técnica um tanto complexa de abordar, pois é muito específica, mas no Brasil não temos um mercado de crédito imobiliário tão desenvolvido quanto nos países desenvolvidos. Nos países desenvolvidos, os recebíveis garantidos por imóveis são negociados no mercado com grande naturalidade”, explicou.

Medidas para estimular o crédito imobiliário

Haddad destacou que as medidas para o setor imobiliário serão implementadas em conjunto com o programa de hedge cambial, anunciado no mês anterior. Além disso, a Medida Provisória incluirá uma linha de microcrédito para beneficiários do Bolsa Família que desejam ascender economicamente e a autorização para renegociação de dívidas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.