Valor das empresas do setor imobiliário dispara 64% em 2023; conheça as líderes do setor

Condições favoráveis do governo federal para o programa Minha Casa, Minha Vida e início do ciclo de queda dos juros deram impulso para empresas do setor imobiliário no ano passado
Condições favoráveis do governo federal para o programa Minha Casa, Minha Vida e início do ciclo de queda dos juros deram impulso para empresas do setor imobiliário no ano passado.
Valor das empresas do setor imobiliário dispara 64% em 2023; conheça as líderes do setor

Matéria publicada originalmente por Lucas Agrela em O Estado de S. Paulo – Em um ano marcado pela retomada das vendas de imóveis e pela redução da taxa de juros, as empresas do setor imobiliário viram seu valor de mercado crescer significativamente, atingindo um impressionante aumento de 64,6% em 2023 na Bolsa. Esse resultado, totalizando R$ 45,7 bilhões, foi revelado por um levantamento da consultoria Elos Ayta, a pedido do Estadão. O desempenho do setor superou em quase três vezes o índice Ibovespa, que registrou uma alta de 22,3% no mesmo período.

Um dos principais impulsionadores desse crescimento foi a elevação, promovida pelo governo federal, do limite de financiamento para projetos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que passou de R$ 264 mil para R$ 350 mil. Contribuiu também a extensão do prazo de pagamento do financiamento pela Caixa Econômica Federal, que aumentou de 360 para 420 meses. Essas mudanças beneficiaram especialmente empresas voltadas para habitações populares, destacando-se Tenda, Plano&Plano e Moura Dubeux, com crescimentos percentuais notáveis, sendo a Tenda a líder com um aumento de 327%.

Quando se trata de valores absolutos, a Cyrela foi a incorporadora que mais se destacou na Bolsa no último ano. Liderando o segmento em valor de mercado, a empresa iniciou o ano valendo R$ 4,9 bilhões e encerrou dezembro valendo mais de R$ 9 bilhões.

Em 2023, com dados de janeiro a setembro, a Cyrela registrou R$ 7 bilhões em lançamentos imobiliários, representando um aumento de 12% em relação aos nove primeiros meses de 2022. No mesmo período, o lucro líquido da companhia aumentou de R$ 601 milhões para R$ 694 milhões.

Apesar de ser reconhecida no segmento de luxo, a Cyrela possui marcas que atuam em faixas de preços mais acessíveis. A Living, por exemplo, opera no setor médio-alto, oferecendo apartamentos com valores entre R$ 350 mil e R$ 1,2 milhão. Já a Vivaz atua dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, com imóveis com preços de até R$ 350 mil.

A Vivaz se destaca como o principal motor de crescimento da empresa em termos de unidades vendidas. No terceiro trimestre de 2023, a marca lançou 2.290 unidades dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, em comparação com 635 no mesmo período do ano anterior. O preço médio do metro quadrado desses projetos foi de R$ 6.299.

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