Apesar de lançar e vender menos, lucro da Cyrela (CYRE3) cresce no 4T23

A companhia encerrou o trimestre com 100 obras em andamento, sendo a maioria delas em São Paulo, praça responsável por 62% do total vendido pela Cyrela em 2023
Lucro da Cyrela atingiu R$ 1,71 bilhão de outubro a dezembro; crescimento é de 25% ante o registrado um ano antes.
Apesar de lançar e vender menos, lucro da Cyrela (CYRE3) cresce no 4T23

Matéria publicada originalmente por Flávya Pereira, Money Times – No quarto trimestre de 2023, a Cyrela (CYRE3) alcançou um lucro líquido de R$ 248 milhões, representando um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2022.

A receita líquida da construtora e incorporadora, especializada no segmento de alta renda, atingiu R$ 1,71 bilhão de outubro a dezembro, um crescimento de 25% em comparação ao ano anterior.

Com um lucro bruto de R$ 577 milhões no trimestre, registrando uma alta de 34% na base anual, a empresa viu sua margem bruta aumentar 2,3 pontos percentuais (p.p.) em comparação ao ano anterior, atingindo 35,4%.

Entretanto, a Cyrela teve uma queima de caixa de R$ 94 milhões no trimestre, um aumento de 73% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foi de R$ 54 milhões.

A dívida bruta da empresa com juros a pagar chegou a R$ 5,16 bilhões em dezembro, um aumento de 5% em relação ao reportado no final do terceiro trimestre. Como resultado, a alavancagem financeira atingiu 10,7% no período, um aumento de 2,9 p.p. em comparação ao final de setembro.

No quarto trimestre de 2023, a Cyrela registrou uma queda de 4% nas vendas líquidas contratadas em comparação ao ano anterior, totalizando R$ 2,59 bilhões. O valor geral de vendas (VGV) de lançamentos também caiu, atingindo R$ 2,74 bilhões, uma redução de 3% em relação ao ano anterior. A empresa lançou 13 empreendimentos no trimestre, concentrados principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, com foco no segmento de alto padrão.

Apesar desses desafios, a Cyrela encerrou o ano de 2023 com um lucro líquido de R$ 942 milhões, um aumento de 16% em relação a 2022. A receita líquida também cresceu 16%, atingindo R$ 6,25 bilhões. O lucro bruto totalizou R$ 2,04 bilhões, um aumento de 18% em comparação ao ano anterior. No entanto, a empresa registrou uma queima de caixa de R$ 101 milhões durante o ano, enquanto havia gerado R$ 33 milhões em 2022.

No lado operacional, as vendas líquidas contratadas da Cyrela somaram R$ 8,89 bilhões em 2023, um aumento de 12% em relação a 2022. Com 51 empreendimentos lançados, o VGV alcançou R$ 9,76 bilhões, um aumento anual de 7%.

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