Linha 6-Laranja começará a operar em 2026 e anuncia planos de construir mais quatro estações

Trecho com quatro estações foi revelado pelo governo neste sábado e se sobrepõe a parte do trajeto da Linha 16-Violeta
Linha 6-Laranja começará a operar em 2026 e anuncia planos de construir mais quatro estações.

Ricardo Meier, Metrô CPTMDurante a chegada oficial do Tatuzão Sul na estação Perdizes, o governo do estado revelou quais são as quatro novas estações que estão em estudo para uma extensão da Linha 6-Laranja em direção ao sudeste.

Segundo a gestão atual, a LinhaUni, concessionária do ramal, pretende implantar as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, levando a Linha 6 até o encontro com a Linha 10-Turquesa, da CPTM.

Trata-se na verdade do antigo trajeto da segunda fase da Linha 6-Laranja, elaborado pelo Metrô e que chegaria até Cidade Líder. Esse projeto acabou deixado de lado há cinco anos, quando a companhia decidiu desenvolver o projeto da Linha 16-Violeta.

O novo ramal, considerado de projeto inovador, está em vias de ter o projeto básico e estudo ambiental concluído nos próximos anos, mas não há ainda uma decisão se será construído de fato.

No percurso conhecido até aqui, a Linha 16 terá a estação Monumento, próximo ao Museu de Ipiranga, e também será conectada com a Linha 10 na estação São Carlos. Já a estação Monumento da Linha 6 parece ficar mais ao norte, em mapas antigos.

Outra parada cujo nome existe em ambos os projetos é Aclimação, mas nesse caso as duas estações estão bastante distantes nos estudos divulgados até o momento.

Além das quatro estações a sudeste, a Acciona, construtora que lidera o projeto da Linha 6, também ganhou aval para aprofundar estudos de duas novas estações após Brasilândia – Morro Grande, ao lado do pátio de manutenção, e Velha Campinas.

Existem ainda duas estações planejadas para o ramal, Vila Clarice, que se conectará com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, ao lado da rodovia de mesmo nome.

Ao todo a nova fase de expansão da Linha 6-Laranja somará 7 km, o que fará com que o ramal tenha mais de 22 km de extensão e 21 estações.

Linha 6-Laranja: previsão de entrega é para 2026

No último sábado, 30 de setembro de 2023, o Governo do Estado de São Paulo acompanhou com sua comitiva, a chegada do tatuzão sul da Acciona no local onde está em construção a estação Perdizes da Linha 6-Laranja.

Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas e secretários, concederam entrevista para a imprensa falando um pouco mais da obra e anunciando de forma oficial quando a linha entra em operação para atender à população.

A novidade é que em 2026 no mês de abril a primeira parte começa a funcionar com sete estações partindo da Brasilândia até a Água Branca, em trecho que inclui as estações Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó e Santa Marina, criando já a possibilidade do passageiro de encurtar o seu tempo de viagem, chegando na linha de trem e ficando mais próximo da Barra Funda.

O último prazo anunciado pelo governo paulista, ainda na gestão Rodrigo Garcia, era final de 2025.

Segundo o governo de São Paulo, considerando o projeto atual, em junho as obras estavam com 39,1% de conclusão. A previsão é a de que sejam investidos R$ 15 bilhões nos 15,3 km de extensão da linha. A expectativa é que a linha transporte cerca de 633 mil passageiros por dia e reduza a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de 1h30min.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.